Cost Action Orchestra Conference


O evento Cost Action Conference que ocorreu nos dias 23, 24 e 25 de Setembro em Bordeaux na França teve como tema a participação de cientistas e stakeholders nos processos de elaboração de políticas públicas florestais. Umas das palestrantes do evento, Silvana Nobre, CEO da Atruim Forest, abordou em sua apresentação o assunto: Processo para determinar áreas prioritárias para a restauração da reserva legal.


O trabalho realizado por Silvana mostra a participação de pesquisadores da Embrapa, IPEF e outros institutos de pesquisa do Estado de São Paulo na escolha de áreas prioritárias para restauração florestal. O Estado tinha que estabelecer quais eram as áreas prioritárias em seu território e, contratou o IPEF para fazer a pesquisa. A Embrapa Meio Ambiente, pelo amplo conhecimento no assunto foi quem liderou a parte técnica.


O Cost Action 1207 é uma rede de investigações que surgiu em 2013 para sustentar a coerência dos objetivos políticos relacionados com a floresta e a eficiência das medidas de política. Para coordenar e agilizar o desenvolvimento e implementação de metas políticas relacionadas com as florestas em diferentes níveis e setores, devem ser desenvolvidos novos meios para análises políticas. Com base nos avanços recentes na sociologia, ciências política, economia e modelagem quantitativa, a ação Cost Orchestra tem como objetivo: analisar como os diferentes objetivos relacionados às florestas têm sido e poderão ser implementados a nível supranacional, nacional e subnacional na Europa e países vizinhos. O objetivo da ação é aumentar a utilização de modelos de planejamento e análise política integrada e a desenvolver novas metodologias e boas práticas relacionados à orquestração da modelagem econômica e planejamento participativo.


O projeto de pesquisa realizado resultou na descoberta de quais são as áreas que devem ser incentivadas para plantio nas reservas legais no Estado de São Paulo, o que deve ser feito e o que é possível fazer. O objetivo do evento era exatamente mostrar isso, expor as cases de cientistas que participaram de processos de formulação e discussão de políticas públicas florestais.


DSCF3029Apresentação de Silvana na Conferência de Bordeaux

Confira a apresentação de Silvana Nobre abaixo.

Add a Comment